Hoje, ao parar para fazer esta postagem sobre a aula do dia 25/05 e a reta final da disciplina, fui tomado por um sentimento de gratidão: gratidão por estar vivenciando um curso de pós-graduação e por ter a oportunidade de cursar a disciplina Tecnologias Digitais no Ensino, que proporcionou tantas reflexões e aprendizagens.
Confesso que, ao escrever estas palavras, entro mais uma vez em um momento de autoavaliação. Comparo-me ao estudante que iniciou a disciplina e à pessoa que sou hoje, após tantas discussões, leituras e trocas de experiências. No início, não me sentia tão motivado a cursá-la, mas, ao longo das aulas, passei a enxergar sua relevância para a área de Ensino. Compreendi a importância de pensar as tecnologias para além dos discursos superficiais, reconhecendo seu potencial para transformar práticas pedagógicas, promover reflexões e ampliar possibilidades de aprendizagem.
Também foram extremamente valiosas as oportunidades de diálogo em sala de aula: aprender a ouvir, enxergar o outro, compreender diferentes perspectivas e desmistificar conceitos que muitas vezes são reproduzidos sem a devida reflexão crítica.
O penúltimo PBL, que abordou a ludicidade, levou-me a refletir sobre inúmeras questões, especialmente sobre a ausência dessa dimensão em minha formação inicial na Licenciatura. Essa reflexão dialoga diretamente com o PBL desta semana, que trata da formação docente, pois evidencia como os processos formativos influenciam nossas concepções e práticas pedagógicas. Afinal, a maneira como somos formados pode impactar a forma como ensinamos.
Mais uma vez, registro minha gratidão ao Prof. Dr. Fernando e aos colegas de turma por tantos momentos de aprendizagem e reflexão sobre temas fundamentais para a área de Ensino. Para nós, que atuamos na Educação Básica e que, futuramente, poderemos também atuar na Educação Superior, essas experiências constituem uma bagagem valiosa. São conhecimentos e vivências que nos permitem promover rupturas com alguns modelos de ensino e construir práticas mais críticas, inovadoras e significativas na produção e compartilhamento de saberes.
Ao final desta caminhada, fica a certeza de que a disciplina não apenas ampliou minha compreensão sobre as tecnologias digitais, mas também contribuiu para repensar minha própria identidade docente e os caminhos que desejo trilhar na educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário