segunda-feira, 4 de maio de 2026

O QUE APRENDI COM O PBL 7?

Apesar do amplo conjunto de artefatos tecnológicos disponíveis e do constante desenvolvimento de recursos cada vez mais robustos, não é possível garantir, por si só, a ocorrência de interação e/ou interatividade. A interação pode se manifestar de diferentes formas (entre aluno e aluno, aluno e tutor, aluno e professor) e, ainda assim, nem sempre se efetiva. Já a interatividade refere-se à potencialidade técnica dos recursos utilizados, isto é, às possibilidades que as ferramentas oferecem para promover essas trocas, o que não assegura, necessariamente, sua concretização. Além disso, propostas mais simples, quando bem estruturadas, podem favorecer uma participação mais efetiva dos envolvidos, evidenciando que a qualidade das interações não depende exclusivamente do grau de sofisticação tecnológica.

Um comentário:

  1. Olá Felipe, aprendemos com Álvaro Vieira Pinto e Pierre Lévi,que a interface nunca é neutra, ela traduz a proposta pedagógica e deve ser pensada a partir do usuário (nesse caso podemos citar o aluno como usuário - mas não só ele). Quando bem projetada, pode melhorar a melhorar a mediação, pode reduzir dificuldades e favorecer a aprendizagem nos ambientes virtuais.

    ResponderExcluir